quarta-feira, 1 de junho de 2011

Exercícios físicos, abdominal!

Biomecanica da musculaçao.
Descrição de Movimento
O esqueleto humano é um sistema de componentes ou alavancas. Umaalavanca pode ter qualquer forma, e qualquer osso longo pode ser visualizadocomo uma barra rígida que pode transmitir e modificar força e movimento.
A cinemática envolve termos que permitem a descrição do movimento
humano. As variações cinemáticas para um dado movimento incluem:
a)O tipo de movimento que está ocorrendo.
                 b)O local do movimento.
                 c)A magnitude do movimento.
d)A direção do movimento..

Principais tipos de movimento
 movimento rotatório(angular):  é o movimento de um objeto ou segmento em volta de um eixo fixo (ou relativamente fixo), percorrendo uma trajetória curvilínea.
Movimento translatorio:é  o movimento de um objeto em linha reta, cada poonto ponto do obejto move-se através da mesma distancia mesmo tempo, em trajetórias paralelas. Movimentos translatórios verdadeiros deuma alavanca óssea, sem a concomitante rotação articular, podem ocorrer empequena extensão, quando um osso é puxado para longe de sua articulação(descompressão) ou empurrado diretamente no sentido desta articulação

Localização do movimento:
Uma descrição cinemática de um movimento deve incluir os segmentos e articulações sendo movidas, bem como o lugar, ou plano, do movimento.
Os planos de movimento são chamados de transverso, sagital e frontal.
Os movimentos de flexão, extensão e hiperextensão, por exemplo, são realizados no plano sagital e possuem um eixo frontal.
A flexão lateral, adução e abdução são realizadas no plano frontal (ou coronal) e sobre o eixo sagital.
A maioria dos movimentos de rotação medial e lateral é realizada no plano transverso e sobre o eixo longitudinal (ou vertical).

Exercícios Abdominais:
Os músculos da parede anterior do abdome (reto do abdome, oblíquos internos e externos e transverso) têm uma função fundamental na postura e movimentação da coluna vertebral, pelve e caixa torácica.
Os movimentos da coluna que podem ser realizados por estes músculos são: flexão, flexão lateral e rotação, e devem ser realizados para um bom trabalho dos músculos do abdome.
Estes músculos realizam também a retroversão da pelve e, por isso, são importantes na prevenção ou diminuição da hiperlordose lombar.
Nos movimentos da pelve, os músculos abdominais (juntamente com o glúteo máximo e os ísquio tibiais), que realizam retroversão, são antagônicos dos extensores da coluna (quadrado lombar) e flexores do quadril(principalmente o iliopsoas e o reto femoral), responsáveis pela anteversão da pelve.
Alguns exercícios abdominais são muito polêmicos. Um conhecimento biomecânico destes exercícios pode esclarecer várias dúvidas com relação aos músculos trabalhados e à eficiência destes exercícios para o fortalecimento da parede abdominal anterior.

Flexão da Coluna:
Este é um dos mais básicos e eficientes exercícios abdominais. Serealizado com sobrecarga, todos os quatro músculos abdominais entram em ação.A função do transverso, neste caso, é comprimir as vísceras, para que a caixatorácica possa movimentar-se com mais liberdade sobre esses órgãos.


Análise Biomecânica do Exercício.
O maior braço de momento da resistência (parte superior do tronco,membros superiores e o peso) acontece no momento da saída do ombro do chão,no começo do exercício. Conforme o executante realiza a flexão da coluna, obraço de momento diminui.
Os componentes translatórios são de compressão articular da coluna,durante toda a amplitude de movimento. O grau de flexão da coluna pode variar entre os indivíduos. A insuficiência passiva dos extensores da coluna pode limitara flexão.
O movimento de flexão deve acontecer sem que a coluna lombar percao contato com o chão, pois quando isto acontece, o eixo do movimento sai da coluna e passa para a articulação do quadril, favorecendo a ação isotônica do iliopsoas e reto femoral. Quando estes músculos entram no movimento, a pelve é puxada no sentido da anteversão e a coluna, da hiperextensâo, o que aumenta os riscos de lesão nesta articulação.
Se o executante tiver os flexores do quadril encurtados, o ideal é aumentar o grau de flexão do mesmo, para evitar que a coluna lombar fique hiperestendida, por causa de insuficiência passiva destes músculos durante o exercício. A fixação dos pés no chão favorece o aumento da ação dos flexores do quadril no movimento.
O executante deve realizar o movimento até o ponto em que os pés comecem a perder o contato com o solo, (sem que a coluna lombar saia do chão),pois os pés perdem o contato com o solo quando o movimento passa para a articulação do quadril. Quando o eixo do movimento passa a ser a articulação do quadril, o peso do tronco mais o dos membros superiores (que estão de um lado do eixo) passa a ser maior do que o peso dos membros inferiores (que estão do outro lado do eixo). Isto causa um deslocamento do fêmur na direção da coluna e não, da coluna em direção ao fêmur (quando os flexores do quadril se contraem para continuar o movimento), fazendo com que os pés percam o contato com o solo.
A amplitude de movimento deve ser a máxima permitida pela coluna,sem que haja hiperextensão da coluna nem flexão do quadril, ou seja, os ombros e a cabeça devem sempre voltar a tocar no chão, na fase excêntrica do movimento. Este movimento feito numa amplitude reduzida pode causar um encurtamento dos músculos abdominais. Quando os músculos abdominais ficam encurtados, eles deprimem a caixa torácica e favorecem uma postura cifótica.
Se o executante realizar este exercício com as mãos atrás da cabeça, a
intensidade do exercício diminui, pois o peso dos membros superiores se aproxima do eixo da coluna. Isto causa uma diminuição do braço de momento da resistência e uma conseqüente diminuição do torque.
Como o posicionamento dos braços afeta o torque produzido pela resistência, os iniciantes devem começar o exercício com os braços cruzados à frente do peito (ponto onde o peso dos braços está mais próximo do eixo do movimento).
O uso de pesos apoiados no peito não é muito interessante, porque,quando o executante começa a flexão da coluna, o peso fica muito próximo do eixo do movimento. Neste ponto, o peso exerce mais uma pressão sobre as vísceras do que gera torque no sentido contrário à contração dos músculos abdominais. A maneira mais eficiente é segurar o peso pelas mãos e distanciá-lo o máximo possível da coluna (pela flexão do ombro e pela extensão do cotovelo,como na figura).
O primeiro movimento que acontece, quando o abdome se contrai para fazer a flexão da coluna, é uma retroversão da pelve. Esta retroversão é seguidade flexão da coluna lombar, que passa a ficar totalmente apoiada no chão,aumentando, assim, a base de suporte e facilitando também a total flexão da coluna torácica.


Referencias: Campos, Mauricio de arruda.
Biomecânica da musculação; Maurício de Arruda Campos. Rio de janeiro, sprint 2000. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário