quarta-feira, 1 de junho de 2011

Salto alto: um perigo para a coluna das adolescentes

O uso desse tipo de sapato talvez explique a crescente incidência de problemas posturais entre as jovens

Elas vivem nas alturas. Mas pelo menos os pés deveriam ficar plantados no chão. Em vez disso, garotas cada vez mais jovens estão subindo no salto, e por períodos tão longos que já começam a sofrer os efeitos colaterais dessa forma, digamos vaidosa, de andar por aí. Muitas mulheres tem hiperlordose. Bem, primeiramente vou explicar o que é isso. Sabe a curvatura que sua lombar tem? Isso é chamado de lordose. Se essa curvatura for muito acentuada, é chamada de hiperlordose. Então, sabendo-se o que isso, vamos continuar. A hiperlordose é um problema que é piorado pelo uso do salto alto. Uma pessoa que tem escoliose (desvio da coluna para a esquerda ou direita acompanhado de uma rotação de vértebras e de uma gibosidade), quando usa salto alto pode passar a sentir dores na coluna, pois muda o centro de gravidade do seu corpo, forçando a sua coluna. Mas, quero deixar claro que a escoliose não é causada por uso de salto, pois são deformidades muitas vezes genéticas. Uma pessoa que tem escoliose, quando usa salto alto pode passar a sentir dores na coluna, pois muda o centro de gravidade do seu corpo e forçando a sua coluna. Já a escoliose é um desvio na coluna que fica com um formato de letra s, e não é causado por uso de salto, são deformidades muitas vezes genéticas.

O mais aconselhável é o salto Anabela que é um tipo que dá elegância e não traz nem os malefícios do salto alto e nem da sandália rasteira. Um pouco de salto de 4 a 5cm é perfeitamente aceitável e pouco prejudicial. Se fôssemos falar em termos ortopédicos o sapato ideal seria horroroso porque ele teria que ter bico quadrado, salto baixo e ser fechado como aquele sapato tipo militar, pois este calçado permite que seus dedos fiquem de forma confortável sem sofrer nenhum tipo de compressão que o bico fino causa e o pé não ficaria em flexão. A hiper lordose é um problema que é piorado pelo uso do salto alto. O salto alto é um veneno para a coluna feminina, pois provoca mudanças na angulação do cérvix do fêmur, que tende a pressionar a cartilagem do acetábulo e, com o tempo, desgastá-la causando deformidades, descontrole postural e mudanças na marcha .Há dados que indicam que apenas 5% das hérnias precisam de cirurgia. O tema tem gerado grande polêmica, pois muitos profissionais da saúde têm indicado cirurgia na maioria dos casos. Embora, diversos estudos apontem o tratamento convencional com fisioterapia, medicamentos e exercícios, como um dos melhores para o tratamento da hérnia de disco.
Abordagens atuais da fisioterapia unem o recursos manipulativos com a tecnologia de equipamentos mecânicos e exercícios de estabilização que direcionam a pessoa à reeducação da sua função articular e muscular. A união de todos esses fatores permite que a paciente não tenha mais dor e inicie um trabalho focado no fortalecimento dos músculos posturais. 
Para impedir esses problemas o ideal é usar esses sapatos com saltos altíssimos apenas em ocasiões especiais, já no dia-a-dia dê preferência aos modelos mais largos e confortáveis. 



fontes:saude.abril.com.br/.../conteudo_533896.shtml 

EQUIPE: FRANCISCO JARDESON , DAYSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário